segunda-feira, 7 de abril de 2008



PROJETO REDEMUIM PROMOVE O EVENTO “AGLOMERE-SE – ARTE COMPUTACIONAL” E RECEBE INSCRIÇÕES DE ARTISTAS DO AGLOMERADO DA SERRA E DA GRANDE BH


O Projeto RedeMUIM de Arte e Cultura realiza a sua terceira edição com ações voltadas para formação e promoção dos artistas do Aglomerado da Serra e da Grande BH. Em 2008 o projeto vai trazer informações e reflexões sobre a arte e seus processos criativos. Os artistas vão ficar por dentro de todo o percurso artístico, da criação ao consumo da obra, e vão poder fortalecer o seu trabalho e participar de experimentações criativas.

Para começar bem o projeto e divulgar as inscrições para as oficinas, vai acontecer de 7 a 11 de abril o evento “Aglomere-se – Arte Computacional”. Será uma semana de encontros com artistas e programadores apresentando as diversas possibilidades e contribuições que o computador traz para a criação artística.

Aberto a todos os interessados, o “Aglomere-se – Arte Computacional” acontece das 19h às 21h, no Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 - Serra). Na ocasião, artistas interessados em participar das oficinas de formação e experimentação podem fazer sua inscrição e garantir a sua participação nos módulos de desenvolvimento e ação.


Confira a programação do “Aglomere-se – Arte Computacional”:

07/04 – DJ e VJ: manipulando som e vídeo em tempo real

c/ DJ Spider e VJ Tatu Guerra

08/04 – Arte Computacional Interativa

c/ Designer visual Marília Bergamo

09/04 – Computação Musical: da criação ao palco

c/ Músico e DJ Produtor Lucas Miranda

10/04 – Programação sonora visual

c/ DJ e Designer André Wakko

11/04 – Software Livre: ferramentas pra uma cabeça aberta

c/ Músico Manuel Chile e o Programador Clóvis Nosklo

A participação no “Aglomere-se – Arte computacional” é gratuita e aberta a todos os interessados.


OFICINAS

As ações de formação do Projeto RedeMUIM de Arte e Cultura – edição 2008 são voltadas para artistas e criadores. A proposta é criar um núcleo de sensibilização e experimentação que vai atuar em duas frentes: Módulos de Desenvolvimento, onde serão abordados temas como formação de grupos, auto-produção e processos criativos. No momento seguinte, serão realizados os Módulos de Ação, onde os alunos vão freqüentar os circuitos culturais da cidade, como shows, exposições e outros eventos, além de participarem e realizarem novas edições dos eventos "Aglomere-se", realizados pelo RedeMUIM desde o ano de 2006.

Atento à realidade dos artistas da comunidade, o RedeMUIM busca promover o fortalecimento artístico dos grupos existentes no Aglomerado da Serra e na Grande BH. Trazendo referências de profissionais do mercado cultural e estimulando também o fortalecimento da identidade dos grupos, o projeto busca contribuir para a profissionalização dos grupos e para o incremento de sua criação artística. Ao mesmo tempo, as equipes de produção e comunicação, formadas por participantes de outras edições do RedeMUIM vão garantir a divulgação e a realização dos eventos "Aglomere-se" que vão abrir espaços para os artistas se apresentarem e revelarem sua criatividade.

Para participar das oficinas do RedeMUIM é preciso se inscrever gratuitamente, no Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeiras da Serra, 320), das 9h às 17h e participar do processo de seleção. As oficinas serão gratuitas e vão acontecer de 23 de abril a 31 de agosto, sempre às segundas e quartas, das 19h às 21h, também no Centro Cultural Vila Marçola.

O Projeto RedeMUIM de Arte e Cultura é uma realização do coletivo C.R.I.ARTE- Comunidade Reivindicando e Interagindo com Arte, que há três anos vem realizando atividades de formação e produção para artistas e produtores locais. Nos anos de 2006 e 2007 as ações foram voltadas para a formação de produtores e agentes culturais, além da formação de equipes de comunicação. Os participantes do projeto criaram o evento Aglomere-se, o jornal "Entre Becos e Vielas" e o site na internet. Em 2008 o Projeto RedeMUIM continua a fortalecer a rede de artistas, produtores e grupos culturais do Aglomerado da Serra e da cidade de Belo Horizonte, mantendo equipes dos anos anteriores e voltando suas ações para os artistas da cidade.

2 comentários:

Débora Lucas disse...

olá. estou realizando reportagem para a tv Newton Paiva e gostaria de falar do projeto redemuim. Enviem por gentileza um contato telefonico. meu email é de.jornalismo@yahoo.com.br e meu telefone é 87253918.
obrigada e parabens pelo projeto.

daniloblm disse...

Olá debora

Obrigado pelo elogio...

Já repassei seu contato para a comunicação do projeto e eles vão entrar em contato com vc o mais rápido possivel, provavelmente nesta terça, dia 22/04.

Deixa eu te perguntar umas coisas:

como vc achou nosso blog?

Atc,